sexta-feira, 18 de abril de 2008

Geociências da UFPA premiará logomarca vencedora.

Será no dia 25 de abril, próxima sexta-feira, a entrega do prêmio a Ronaldo Moraes Rêgo e Haroldo Baleixe, autores vencedores do concurso realizado pelo Intituto de Geociências da Universidade Federal do Pará para eleição de sua logomarca. Segundo o professor João Batista Ribeiro, coordenador do concurso, houve 19 (dezenove) propostas inscritas, sendo esta ecolhida por unanimidade pelos jurados: João Batista M. Ribeiro (Diretor-Adjunto do IG), José Souto Rosa Filho (Prof. da Faculdade de Oceanografia), José Geraldo das Virgens Alves (Diretor do IG), Midori Makino (Profa. da Faculdade de Meteorologia), Francisco Carlos Nascimento Batista (Funcionário Técnico-Administrativo do IG), Sílvio Rafael Macedo (Estudante de Graduação em Oceanografia) e Edison da Silva Farias (Prof. da Faculdade de Artes Visuais do ICA). A cerimônia de premiação será no auditório do Instituto de Geociência em reunião da Congregação do IG.
A imagem da logo está apresentada no formato marca d'água.

Outras logos idealizadas coletivamente:

PPD — Programa Paraense de Design: trabalho com o Jorge Eiró compondo a equipe.



Vencedores do 1º e 3º lugares do concurso à logo do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza.


1º e 2º lugares no concurso à logo do curso de Biomedicina da UFPA.



Proposta 01 ao concurso nacional para escolha da logomarca da Universidade Federal do Pará: concurso sem vencedor*.

Proposta 02 ao concurso nacional para escolha da logomarca da Universidade Federal do Pará: concurso sem vencedor*.
*O fato da UFPA não ter apontado sequer uma menção especial aos 806 inscritos causou constrangimentos à Instituição diante dos designers gráficos do país.
A logo foi definida de modo doméstico: um selo comemorativo contendo uma colagem de imagem do Google Earth simbolizou os 50 anos da Universidade Federal do Pará — já banida do site oficial pela datação e ausência de um notório autor premiado.
Notícia no "Design Informa" reproduz, de modo ipsis litteris, o que a UFPA publicou à época na Web:
"Concurso Logomarca da UFPA sem vencedor:
A Comissão Julgadora do Concurso Nacional para a criação da Logomarca UFPA, composta por Ana Pretuccelli, Edíson Farias, Fernanda Martins, Lívia Barbosa, Pedro Galvão, Rosenildo Franco e Valzeli Sampaio, reuniu-se nos dias 11, 13 e 27 de outubro de 2006, para avaliação dos 806 (oitocentos e seis) trabalhos inscritos no referido concurso provenientes de vários estados do país.
Após minucioso exame das peças concorrentes, observados os critérios de originalidade, adequação ao conceito, legibilidade, qualidade estética, viabilidade técnica e econômica, foi parecer unânime da Comissão que nenhum dos trabalhos apresentados atente integralmente as exigências do concurso, não tendo sido escolhido, portanto, a logomarca representante da UFPA, em consonância com o item 4.4 do Edital."

2 comentários:

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!