sábado, 19 de abril de 2008

Planta da cidade de Belém do Pará publicada em 1899.

Esta planta da cidade de Belém do Pará foi publicada em 1899 no "MDCCCXCIX AMAZONIA" (sic), ou "Album Descriptivo AMAZONICO 1899" (sic) de Arthur Caccavoni com tiragem de 1000 exemplares. É um álbum bilingue: em português e italiano, assim apresentado por seu autor: "Ao commercio da grande Amazonia, o poderoso motor da força e grandeza desta feracissima região brazileira e o principal istigador e patrocinador da publicação de propaganda. O Album Amazonico como prova de eterno reconhecimento e vasta admiração" (sic). Essa publicação, com 109 anos, que retrata o Pará e o Amazonas, é composta de descrições das políticas públicas dos dois estados, fotos de estabelcimentos comerciais e locais públicos e propagandas das mais diversas. A impressão foi feita em Gênova, Itália, por Fratelli Armanino



Imagem da Planta de Belém ajustada à imagem de satélite do Google Earth: posicionamento Norte/Sul, busca da proporcionalidade que aproxime as escalas dos dois mapas e definição de uma estrutura gráfica que ajude na superposição das duas imagens.


Superposições: Tucunduba/Largo de São Brás e Almirante/Chaco.

Superposição da estrada de ferro Belém-Bragança à atual Almirante Barroso (em verde): todas as vias coincidem. Referências: travessa do Chaco (em vermelho) e Bosque Rodrigues Alves.

Pelas informações do mapa (........traw de bitola estreita) haveria uma tranvia (tramway) que interligaria um porto do Tucunduba ao Largo de São Brás por bondes elétricos sobre trilhos de bitola estreita.

A Planta da Cidade de Belém, com a 1ª légua patrimonial demarcada, conhecida como "A Planta de 1905" pode ser vista em:

http://i47.photobucket.com/albums/f168/afonsofranca/Cpia2deDSC09785.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!