segunda-feira, 19 de maio de 2008

O bondinho do Edmilson na Cidade do Duciomar.

No domingão de 18 de maio de 2008 resolvemos dar uma volta pela Cidade para fotografá-la. Com medo de assalto levamos a bereré Mitsuca DV5073BR. Começamos às 11 horas e terminamos às 14 horas, período de péssima luz, mas era o pavor de assalto. A Cidade (sempre em maiúscula porque é a nossa amada Belém do Pará) estava movimentada até o meio-dia. À uma da tarde cruzávamos à João Alfredo quando avistamos, tal qual está registrado, o "bondinho do Edmilson"; uma cena surreal, aflitiva, insólita, emocionante, angustiante, sabe-se lá o que - foi o tempo de ligar a máquina e sair do automóvel. Nessa esquina havia dois senhores aparentemente idosos, um em cada lado da Padre Eutíquio; talvez vigilantes das barracas, ou barraqueiros, não sabemos ao certo, mas confiamos neles. O peixe seco pendurado na barraca da direita pode dar a significação necessária para matar essa charada. Fizemos outras imagens para postar gradativamente no blog, inclusive as da Chácara Bem-Bom e do Palacete Facióla já publicadas. Não reconhecemos o Comércio, parecíamos turistas gringos perdidos. Não há como bem identificar as fachadas que víamos quando por lá ainda se andava com espacialidade suficiente para entender o próprio entorno. Apesar do sobressalto, essas três horas foram agradáveis e produtivas; até porque não é nossa intenção capturar imagens esplendorosas - tarefa dos "profissas" da fotografia e Belém tem um monte de bambambã nessa área -, queremos apenas a demarcação do espaço no tempo. Deu pra ver que o "bondinho do Edmilson" é bonitinho e o condutor uma pessoa de fino trato - conversamos com ele no terminal para saber dos horários. Conclusão da História: o bondinho do Edmilson está bem melhor que a Cidade do Duciomar! (E olhem que aqui não tem nenhum partidário nem de um, nem de outro alcaide!)

Dica do blog: peguem suas máquinas e saiam pela Cidade, nos domingos e/ou feriados, a fotografá-la. Mas sempre tenham muito medo de assalto, porque não há policiamento algum por aquelas bandas!

O bondinho do Edmilson na Cidade do Duciomar - copião com buzina de bonde.

Assista em alta resolução no Youtube: http://br.youtube.com/watch?v=iJ5JRTvveFo

O bondinho do Edmilson na Cidade do Duciomar - editado como videoclipe.

Assista em alta resolução no Youtube: http://br.youtube.com/watch?v=RlRkdS7H5hY

Imagens: Bárbara Baleixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!