segunda-feira, 19 de maio de 2008

A burrice da Prefeitura Municipal de Belém.

A Prefeitura Municipal de Belém é um asno, de tão ignorante que se mostra. Nem poderíamos responsabilizar os prefeitos Edmilson Rodrigues e Duciomar Costa que, eleitos pelo povo, têm o direito até ao analfabetismo; mas uma equipe técnica, que lida com o patrimônio cultural da Cidade, essa não tem justificativa para tanta bronquice.
A enorme placa "Reforma do Palacete Facióla" posta na Chácara Bem-Bom é um contra-senso absoluto.
Não houve, não há e não haverá reforma alguma naquele lugar porque somente a fachada e os dois chafarizes restaram do prédio original. Aquilo é uma obra totalmente "nova" que se arrasta desde o Edmilson, que lá implementaria uma casa de saúde mental - um hospício -, até hoje, com o Duciomar, que não anunciou na placa que destino dará ao prédio.
É somente um puta erro de informação sobre a história da Cidade, porque o nome do lugar é CHÁCARA BEM-BOM (repetindo: BEM-BOM de bem estar, de estar na folga, à vontade, de bubuia, coçando-o-saco...e não da família Bem-bom; que nada tem a ver com o peixe). O PALACETE FACIÓLA, que fica na avenida Nazaré nº166 esquina com a travessa Doutor Moraes, é um outro exemplo do temporário fausto da borracha.
As duas propriedades eram do mesmo cidadão, por coincidência um "ex-prefeito" de Belém, o intendente municipal Antônio Facióla; contudo, o Bem-Bom fora um retiro da família e posteriormente a residência de um de seus filhos de nome Edgar (o Bebé).
Nem por hábito, nem de brincadeira, a Chácara Bem-Bom foi chamada de Palacete Facióla um dia. Há quarenta e seis anos vizinhos do que fora uma imponente residência rural erguida na estrada de ferro Belém-Bragança, jamais ouvimos algo diferente de tratá-la de "Casa do Facióla" ou simplesmente "Facióla": "Vamos lá no 'Facióla', pegar (furtar) umas frutas?!?!" (porque era uma chácara e tinha pomar).
Diziam que o tal Facióla (Edgar) que lá morava era muito miserável e havia comprado todos os caixões dos familiares vivos, guardando-os (os caixões) no andar superior. Outros afirmavam que havia um defunto dentro de um caixão. Este seria o folclore da casa, sempre voltado ao pavimento de cima. Conversando com a senhora Léa Facióla Pessôa, neta do Antônio Facióla, disse-nos ela que quando ia ao Bem-Bom nos finais de semana, seu avô proibia a subida das pessoas ao segundo andar justificando ser perigoso, o que ela não discernia por ser uma criança. Talvez essa proibição, por zelo aos netos, ou desconfiança na construção do segundo pavimento que ele mandara erguer — e que viria a cair em 1999 —, tenha provocado a macabra lenda.
A pergunta é: quem vai apresentar a palmatória aos técnicos da PMB; ou botá-los de castigo no milho; ou no canto, cheirando a parede?
É fato que a equipe técnica da PMB seja mesmo incompetente, já que repete o mesmo desatino em dois governos consecutivos de ideologias distintas! (Vide "Chácara Bem-Bom é só fachada.", aqui no blog.)
Chácara BEM-BOM: avenida Almirante Barroso entre Mauriti e Barão do Triunfo.
Bem desapropriado pela Prefeitura Municipal de Belém - não pago.
Palacete FACIÓLA (grafia antiga): avenida Nazaré de canto com a Doutor Moraes.
Bem desapropriado pelo Governo do Estado do Pará - não pago.
Fotos: Bárbara Baleixe

Um comentário:

  1. É deplorável a inércia da PMB e da SECULT. Estão esperando cair pra poder responsabilizar o proprietário e depois vender para alguma construtora. A obra do "Palacete Faciola" foi iniciada com grande alarido na época, e com este governo municipal que não se espere na-da, pois não dá voto preservar a memória da cidade. Só nos resta pedir a ajuda do Ministério Público.
    Isso é Belém, isso é Pará, isso é Brasil.

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!