segunda-feira, 5 de maio de 2008

Belém de 1902: imagens ampliáveis!

Aos exilados do tempo, que sentem nostalgia daquilo que nem sequer viram, eis algumas fotos com alta resolução. Com elas é possível enxergar os dormentes sob os trilhos da estrada de ferro Belém-Bragança, apreciar a ordenação das árvores e vias do "Largo da Pólvora", mirar o horizonte sem a interferência agressiva dos poluentes arranha-céus, enfim...ser tomado por uma tremenda inveja do que fora belo! Nem caberia, diante de todo esse prazer, discutir o quão aviltados foram os seringueiros e toda a "ralé" que propiciou tanto resplendor. A única ordem é bem gozar, sem latex, dentro da "Raito del Sol"* - uma puta espanhola que veio atrás dos mimos dos barões da borracha! Estamos com um material significativo para postar, o problema é a paciência para digitaliá-los!!! Mas...aguardem!!!

*Lemos sobre essa rameira, mas não encontramos a referência: seria na Nazaré Sarges ou na Ana Maria Daou? Ler enquanto se digitaliza pode ser um bom começo!

"Azylo de Mendicidade" (SIC) - asilo dos mendigos, depois Dom Macedo Costa, hoje Escola de Governo do Estado.

"Azylo de Alienados" (SIC), depois Juliano Moreira. O prédio foi demolido e no local ergueu-se o ginásio do Centro de Ciências da Saúde da UEPA.

"Matadouro Municipal" ou "Curro Público" (SIC), hoje "Curro Vellho", visto da Baía do Guajará.


Vista panorâmica da Praça da República pelos fundos do Theatro da Paz.


Instituto Lauro Sodré: fachada e interior (refeitório), hoje Tribunal de Justiça do Estado.
( ( (Clique nas Imagens para ampliá-las!) ) )
Existe uma apresentação de slides com todo o conteúdo do Álbum Belém do Pará 1902 à direita da página! Acesse-a!


Um comentário:

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!