sexta-feira, 23 de maio de 2008

União Beneficente dos Chauffeurs do Pará.

Uma edificação interessante e bastante recuperável que poderia se tranformar no Museu do Carro de Praça ou no Museu dos Chauffeurs do Pará. A PMB, através da CETBEL, deveria incentivar a recuperação do prédio localizado na avenida Magalhães Barata (antiga Independência) em frente ao Parque da Residência. Uma iniciativa dessas, necessariamente em parceria com a categoria dos taxistas e com o apoio das instituições de ensino; além de fazer um levantamento histórico dos Chauffeurs (choferes no original francês), seria mais um espaço cultural da Cidade. Ou ainda é muito cedo para pensar nisso? Quando a casa cair a gente reconstrói tudo, aproveitando só a fachada, porque sai mais barato com a desapropriação!
Se a Prefeitura Municipal de Belém quisesse uma Cidade recuperada, criaria estímulos aos proprietários, para que eles não abdicassem de suas relações com os imóveis de época ou cenários da história.
Aí galera das faculdades de história, sociologia, arquitetura e outras: isso é pano pra manga de vários TCC's ou TFG's e também de dissertações e teses.
Se os Chauffeurs conseguiram adquirir uma sede própria bem situada na Cidade é sinal de que alguma importância sociocultural havia naquela embrionária profissão. Ou seja: os caras não eram pouca merda, eram um penico e tanto!!!

Placa em marmorite alusiva à compra da sede em 1946.

Fachada com letreiro em ferro.

Fachada com letreiro em ferro.

Fotos: Bárbara Baleixe

2 comentários:

  1. Fala Baleixe! P você como são as coisas passei várias vezes por esta edificação e hoje decidi fazer uma breve pesquisa sobre a história dela. Foi aí que te encontrei. Parabéns pelo escelente site! Aproveita e passa pelo meu blog. Não é tão bom e nem tão importante quanto o seu mas passa e registre sua presença. Não repara muito não que tá bastante desatualizado. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu fui aluno da escola particular e " publica" que funcionava na " UNIAO BENEFICENTE DOS CHAUFFEURS DO PARA" e gostaria de saber se alguém tem o logotipo que era lindo da União. estudei la entre os anos de 1980 a 1986, meu avó adm nesse período a União " FERNANDO SANTANA "

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!