quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A UFPA é só fuxico.

Enquanto se aguarda a reunião do CONSUN, que finalizará o processo sucessório do reitor na UFPA, fantasmas arrastam grilhões para assustar as paredes do Campus do Guamá.
Paciência: é o peso da derrota de uns poucos CONSELHEIROS em um jogo com regras aprovadas por eles próprios; ou, se impedidos, por seus pares e companheiros de chapa; no mesmíssimo Conselho Universitário que homologará o resultado das urnas.
Primeiro (e recorrente) a “recontagem dos votos”: quem daria crédito a um ato intempestivo que, além de macular a Comissão Eleitoral (composta também por CONSELHEIROS), pareceria um belo arranjo natalino?
Por último os termos “ganhou, mas não leva”, “é reitor de fato, mas não de direito”, “ele está na lista dos inelegíveis da FADESP” — incógnito tribunal —, etc.. Frases de efeito (retardado) que sugerem um recurso à Justiça para impedir que o reitor Maneschy assuma a função para a qual fora eleito.
Bobagens: as universidades públicas federais são constitucionalmente autônomas para realizar suas "consultas prévias" e as jurisprudências apontam ratificações às deliberações dos conselhos universitários que ilustram a LDB na representatividade colegiada docente — 70%.
O “exercício da cidadania”, expresso pelo sufrágio, foi negligenciado por alunos e professores da Universidade Federal do Pará, mais nada.
Essas duas categorias abriram mão, de modo voluntário, de seus poderes decisórios.
Matematicamente os votos dos técnico-administrativos, além de superar em números absolutos, subjugaram os das outras duas categorias pela freqüência às urnas.
Lembremo-nos que a fórmula estabelece o universo de cada segmento universitário como denominador. Significa dizer: faltar à votação é determinante à desqualificação do voto grupal; independentemente da quantidade expressa, desproporcional à totalidade.
A ausência de alunos e professores no dia da eleição pode ser resumida em um único recado desses aos engajados funcionários:
“—Vocês conhecem, vocês decidem, nós não estamos nem aí!”. ["nem aí" = "sequer nesse lugar" (para votar)]
Como diria, com extrema propriedade, o saudoso Ex-Governador do Pará, Clóvis Moraes Rêgo: "Então, te fode!" fofoqueiro! A UFPA não é salão de beleza!
_____________________
P.S.: Dezenove dias antes da declaração pública de apoio a Carlos Maneschy postamos:
Os cometários comprovam que jamais houve espaço às inocências na UFPA.

8 comentários:

  1. Ei Haroldo, esquece isso! Vamos continuar comemorando!!!
    Esses fantasmas não assustam nem a vovózinha!!! Ka!Ka!Ka!

    ResponderExcluir
  2. Não esquece, não, Haroldo.
    Enquanto os tolos só pensam em comemorar, alguém tem que vigiar.
    E o seu blog tem tudo para nos informar, passada a marcha das apurações, sobre a marcha da homologação e a marcha da nomeação.

    ResponderExcluir
  3. A demora em se divulgar informações primordiais, como o resultado oficial, e o longo espaço de tempo até a reunião do CONSUN, é que suscitam esses buchichos, esse clima de disse-me-disse na nossa instituição.
    Chega a ser revoltante perceber que muita gente promove bochinche em cima do assunto "Eleição para Reitor". Merecia posturas mais sérias e inteireza de caráter de todos, dos que construíram o processo até os que ajudaram a se materializar.
    Haroldo, até a nomeação do reitor temos uns 6 meses, no máximo, e depois a posse e nomeação dos integrantes do 1º, 2º e 3º escalões, teremos enxurradas de notícias anônimas, balelas, mexericos, intrigas, falaços, zunzunzum, etc,....
    Haja ouvidos!!!!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Esse terrorismo é coisa de mariquinhas! Medricas covardes que se escondem por de trás de coisas volumosas. Não dão as caras e trabalham no anonimato plantando boatos como "houve muita irregularidade na apuração, vamos recorrer". Como assim? Estava na cara que o Petrus era Regina, só faltou-lhe a camiseta.
    Se esses paspalhos acreditam que o reitor dar-lhes-á ouvidos, estão nus na roça.
    Tolice do Fiúza de Mello querer manchar sua honra, quase destroçada por um apoio burro à chapa agora despeitada, interferindo em favor dos doentes "sem poder". Tomara que o Maneschy não seja como o Alex que deu muita asa para as cobras que morderam o seu calcanhar, mas, pouco importa, ele está de saída e as cobras perderam todo o veneno que paralizou a UFPA por alguns anos em setores fundamentais.
    Esses indigentes do poder, lunícolas, deveriam voltar ao seu satélite natal e parar de perturbar a academia!
    É fim de linha pra eles, afinal, não há fato político que justifique um retorno dessa chapa daqui a quatro anos para disputar a reitoria. Esses párias se juntaram ao atual reitor para sugar-lhe a alma; mais um pouquinho o Alex sairia só o farelo.
    Alex; agradeça ao Maneschy a derrota impingida aos pulhas, eles acabariam com você no primero ano de mandato.
    Dê graças a Deus e retire-se como um estadista acadêmico! Não ajude os miseráveis, senão você ocupará o lugar deles no inconsciente coletivo.

    ResponderExcluir
  5. RV
    O que aconteceu com a decisão de não publicar comentários anônimos no blog? Mesmo que seja tão inofensivo e "falso" como o último postado? Será que a seleção dos comentários só será feita quando atinge diretamente o autor do blog HB? ...Censura?! Lembra da matéria: "Ativada a moderação de comentários no blog HB"?
    Eu me preocupo com a credibilidade do blog e tu...?
    RV

    ResponderExcluir
  6. RV:
    A questão "Ativada a moderação de comentários no Blog HB" foi direcionada a um anônimo específico que usou termos chulos de modo insensato.
    Existe outro tipo de anônimo, que simplesmente não quer se identificar, mas é dono de bom texto.
    Os justos não pagarão pelo pecador, por isso a permissão de comentários não identificados, mas triados.
    Esperamos que a flexibilidade ao que fora dito em post não arranhe a credibilidade do Blog. Críticas construtivas e complementações às informações serão sempre bem vindas, não importando de quem. Qualquer um pode postar comentários com o nome que bem entender: tornando-se um anônimo "identificado". O que dá no mesmo.
    Obrigado,
    HB.

    ResponderExcluir
  7. Caro Baleixe,
    Tenho acompanhado o antigo Tiquin, agora Bilhetin — deveria ser Bloguin — do Edir Veiga. Essas discussões continuam e parece que agora a bruxa está solta, inclusive o reitor se manifestou na página da UFPA falando coisas dúbias sobre o Carlos Maneschy.
    O Flávio Nassar escreveu sábado no O Liberal — segundo o Edir, eu não li o jornal — garantindo que há um golpe em curso, e Brasília já sabe.
    Por que você não posta o que sabe sobre o assunto?
    Você acredita que haverá um golpe?
    ARF.

    ResponderExcluir
  8. Ana Rosa:
    Não acreditamos em golpe porque o reitor não é estúpido e sabe que isso seria o seu fim político — ele, no mínimo dos mínimos, seria vaiado por todos os corredores e passarelas da UFPA.
    A procrastinação de cunho terrorista com a aparente aquiescência do Alex Bolonha Fiúza de Mello veste bem parte da equipe da Regina/Licurgo e apoiadores — justamente os que adorariam ser irmãos siameses do magnífico.
    Imagine o que o reitor escuta dessa trupe todos os dias — é muita abobrinha para dois ouvidos.
    Analisando bem a situação podemos imaginar os “atores” dessa tragicômica peça de mau gosto — canalha e atroz.
    Mas tudo isso será exorcizado pelo Padre Quevedo e o Maneschy será empossado, tenha absoluta certeza.
    Queriam impugnar a inscrição da chapa do Maneschy, o reitor foi contra, porque não acreditava que Maneschy fosse páreo à máquina; equivocou-se.
    O engano de Alex não justificaria o “golpe anunciado” — e não há como contestar a candidatura Maneschy sem documentação.
    Anunciar o pavor ao candidato só faria mais água na situação.
    É mais fácil que o atual reitor esteja, por pena, cozinhando os descontentes da chapa oficial do que a oposição vitoriosa — sabe-se lá quais eram as pretensões bizantinas desses órfãos das urnas.
    Difícil é lidar com mágoas amigas, inimigos gloriosos nem povoam a mente nessas horas.
    Fomos vítimas desse tipo de coação por quatro anos, mas o reitor não foi protagonista, ao contrário, garantiu tudo o que os nossos oponentes não queriam.
    Por outro lado fomos impedidos de trabalhar, mas não foi o Alex quem edificou a parede, ela fora erigida por ardilezas eternamente malogradas por três patetas parodistas da junta militar de 31 de agosto de 1969.
    A razão fará com que o Alex se aborreça com esses disparatados e guine a embarcação da rota de colisão, salvando sua pele político-acadêmica.
    Todo reitor é, por obrigação, um macaco velho.
    Beijos,
    HB.
    Caso estejamos errados e percebamos que o golpe é real, este blog se posicionará de modo aguerrido, e outros também assim o farão; aliás será o CAOS na UFPA...Xiiiiii...é bom nem pensar nessa hipótese funesta!!!

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!