quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Arquitetura da UFPA pegará alunos na sexta-feira 13!

Ateliê de Arquitetura e Urbanismo do Campus do Guamá.

Foto: Cybelle Miranda

A Comissão de Pesquisa sobre a História do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Pará escolherá, dentre seus alunos regularmente matriculados na graduação, os que melhor se entendem com a escrita. Redigir é requisito básico para quem queira participar do levantamento e montagem da história de um curso pré-cinqüentenário da UFPA.
Durante o 2º Período Letivo (antigo Primeiro Semestre) o cronograma estabelecido pela Comissão prevê o levantamento de material: entrevistas, depoimentos, recolhimento e catalogação de documentos, et cetera factuais; para, no 4º Período Letivo (antigo Segundo Semestre), começar efetivamente a compor uma obra que, além de montar um banco de dados e imagens, contará a história de 45 anos do ensino pioneiro da Arquitetura no estado do Pará — o primeiro concurso vestibular ocorreu em 1964, no entanto a primeira turma, composta por engenheiros civis que exerciam o ofício mas careciam de uma Adaptação Profissional para satisfazer exigências legais, formou-se em 1966, após três anos de complementação curricular. Foi a Universidade Federal do Pará a primeira a graduar arquitetos (ou engenheiros-arquitetos) na região norte do país. (http://haroldobaleixe.blogspot.com/2008/11/blog-post.html)
Os estudantes interessados em participar desse processo investigativo devem procurar a presidente da Comissão, professora doutora Cybelle Salvador Miranda, no Ateliê de Arquitetura e Urbanismo da UFPA.
Até o momento não há sinais de remuneração aos discentes, todavia, mesmo na condição de trabalho voluntariado há vínculo acadêmico-institucional e certificação de participação na pesquisa — as horas de estágio serão contabilizadas na integralização curricular como previsto no Projeto Político Pedagógico do Curso. É tácito que esse seleto grupo será beneficiado com uma preparação especial para desenvolver Trabalhos Finais de Graduação — TFG's.
O exame de habilidade redacional será aplicado às 09:30h do dia 13 de março de 2009 — sexta-feira — no auditório do Ateliê de Arquitetura no Campus do Guamá. Não há necessidade de inscrição prévia, o comprovante de matrícula é suficiente.
De acordo com a professora Cybelle “o tema será fácil e pedirá enfoque na profissão: arquiteto.”. O objetivo da triagem é identificar àqueles que dominam razoavelmente as letras e têm prazer em escrever. Até porque após a seleção haverá oficinas de produção literária ministradas pelo professor doutor Oswaldo Coimbra, jornalista e docente da Faculdade de Engenharia Civil da UFPA.
Blog HB
Aí galera!!! Uma boa oportunidade para o Machado encontrar o Assis!!!
Ou...o Jason achar o Machado!!!
Blog HB
Postscriptum: O idioma é o português, aliás, são os dois portugueses em vigência no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!