sábado, 18 de abril de 2009

Assembléia Paraense: registro da construção do Edifício Garagem (vídeo 03).

Mais uma etapa da construção do Edifício Garagem do clube Assembléia Paraense foi registrada pelo Blog HB no dia 15 de abril de 2009 — entre 10:00 e 15:30h.
Desta vez procedeu-se o içamento e encaixe do esqueleto metálico da passarela. Esse elemento de interligação entre estacionamento e clube — dará acesso alternativo tanto ao salão de festas (direto), quanto às outras dependências da AP (por elevador ou escada) — fora calculado pelo engenheiro civil Joaquim Teixeira e confeccionado na indústria IMAÇO, sob a responsabilidade de outro engenheiro civil, José Carlos Porpino.
O complexo — com soluções de acesso e acessibilidade — foi projetado pelos arquitetos José Maria Coelho Bassalo e Flávio Campos do Nascimento, prevendo duas máquinas elevatórias: uma no edifício de estacionamento de autos e outra no bloco erigido dentro da sede campestre.
Há previsão de inauguração para o dia 22 de maio de 2009, data do show de Caetano Veloso e já serviria como laboratório perceptivo da utilização das novas vagas de garagem disponíveis ao evento que terá público externo, além do quadro de associados.
A manobra de transporte da pesada e extensa estrutura teve lá suas complicações: na primeira tentativa a carreta atolou e provocou congestionamento na BR-316; na segunda, feita às 00:00h do dia 15, completou o trajeto IMAÇO/AP em quatro horas.
É possível perceber no videoclipe que o muro do clube fora demolido e a via que o separa do estacionamento interditada (Passagem Henrique Engelhard). Entretanto, os moradores puderam trafegar, a pé ou em automóveis, por dentro do edifícil garagem, minimizando assim os inevitáveis transtornos à execução dessa fase crucial do empreendimento.
O comandante de operações dos guindastes (e habilidosa equipe) foi a estrela do dia: aplicou sintonia fina às máquinas pesadas e deu um "teco" na bitola.
Estávamos lá e vimos que a coisa se encaixou do modo exato, sem enjambramentos.
O audiovisual documenta o trânsito inaugural da passarela da Assembléia Paraense com a travessia de seu presidente, André Sobrinho e do diretor de patrimônio do clube, Arnaldo Dopazo — ambos engenheiros civis. Em momento subseqüente vê-se os arquitetos idealizadores a fazer o mesmo percurso.

http://www.youtube.com/watch?v=pBvA5bzc8nA

O botão virtual HQ (High Quality), quando em vermelho, garante que o videoclipe seja visto em alta resolução.

Mais sobre a construção em:

Assembléia Paraense: registro da construção do Edifício Garagem.

Assembléia Paraense: registro da construção do Edifício Garagem (vídeo 02).

Um comentário:

  1. Haroldo;

    Primeiramente queria agradecer as imagens registranto este grande feito ocorrido no dia 15/04/2009, não só para a nossa AP mas também para a cidade de Belém. Que mais uma vez mostrou a qualidade dos nosso profissionais envolvidos, não só os arquitetos e engenheiros, mas também os operadores da carreta e guindastes.
    E em segundo, você também fez parte desta história com seu interesse e registro através deste vídeo que ficará no acervo da nossa AP.
    Mas uma vez obrigado e felicidades.
    ARNALDO DOPAZO
    Diretor de Patrimônio da Assembléia Paraense - Gestão 07/09.

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!