segunda-feira, 6 de abril de 2009

Belém do Pará: fotos exclusivas de locais incertos.

Pairam dúvidas sobre as fotografias desta postagem. Por mais que todas pertençam ao mesmo álbum de família, não houve anotações de locais, datas ou autoria.
A suposição do ano de 1929 se dá pelo fato da garotinha, de maillot listrado em primeiro plano, ter nascido em 20 de novembro de 1927 e aparentar a idade de dois anos à época do registro.
Há a hipótese, pelos hábitos familiares, de ser a ilha de Mosqueiro (Belém-PA), especificamente defronte ao Chalé Adélia — edificação desabada ou demolida — defronte à praia do Chapéu-virado, onde hoje existe uma lanchonete em estrutura de alumínio desmontável chamada Caiaque.
A foto de Belém do Pará, pela proximidade nas páginas do álbum, sugere o mesmo ano de 1929 e lembra o encontro perpendicular das avenidas Assis de Vasconcelos e Nazaré — "esquina da atual Casa da Linguagem"; observação feita pelo diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA, professor Ronaldo Carvalho, refutada por outros dois professores da mesma FAU/UFPA: Paulo Sérgio Rodrigues Cal e Jaime Bibas (diretor do IAP — Instituto de Artes do Pará) que acreditam não ser Belém do Pará e sim outra cidade com características semelhantes.
As imagens foram digitalizadas na resolução suficiente à ampliação básica — novos escaneamentos serão feitos para um post definitivo.
Esperamos que os leitores do Blog HB, por meio dos comentários, elucidem essa "charada".

Avenida Nazaré esquina com Assis de Vasconcelos em 1929? No canto inferior direito da imagem, acima das bandeiras das portas do primeiro prédio, se lê: "RESTAURANTE POPULAR."

Mosqueiro praia do Chapéu-virado em 1929? É possível afirmar que a garotinha do 1º plano nasceu em 1927 — fato comprovável!

Blog HB
Mosqueiro praia do Chapeu-virado 1929? Ao fundo é a curva que dá na praia do Porto Arthur — o ponto de vista da fotografia do IBGE, em post anterior no HB, localiza-se no quadrante superior direito desta foto?

Mosqueiro praia do Chapéu-virado, em 1929, defronte ao Chalé Adélia — que não aparece na foto, somente parte do gradil do terreno por detrás de uma pequena árvore podada? O Chalé Adélia desapareceu e em seu lugar aparenta existir uma lanchonete sazonal com a palavra Caiaque escrita em seu letreiro.

Fotos gentilmente cedidas por Maria Stella Facióla Pessôa Guimarães.

5 comentários:

  1. "Haroldo, não consegui responder no Blog, porém continuo insistindo
    é a avenida Nazaré. O muro à direita fazia parte de uma casa que está na foto Belém Antiga em um poster no Lider da Doca. Aí possivelmente foi construido o Manoelpintinho pela Nazaré. No local onde fica hoje o Manoelpintão era a Casa Outeiro. Salvo melhor Juizo. Ronaldo."
    Comentário de Ronaldo Carvalho recebido por e-mail.

    ResponderExcluir
  2. Hei!!! essa garota que esta na praia ao lado das mocreias nao eh a Luana Piovani????

    ResponderExcluir
  3. Minha família é paraense, por parte de mãe e temos fotos do Mosqueiro. A casa tombada do Chapéu Virado pertence à minha família, o Chalé Adélia pertenceu e minha tia-avó (hoje com 72anos) cresceu no palacete onde hoje está localizado o Museu da UFPA _ família Cardoso. Vou procurar estas fotos! Andréa Maria Castello Branco Fernandes

    ResponderExcluir
  4. Cara Andréa Maria Castelo Branco Fernandes:
    Ficaríamos gratos se você as encontrasse e nos enviasse por e-mail com boa digitalização para publicação no Blog com créditos aos fotógrafos, se houver, e a você por colaborar.
    Entre em contato conosco pelos e-mails: haroldobaleixe@globo.com ou haroldobaleixe@gmail.com para que possamos trocar informações e imagens da famíia Cardoso — há membros de sua família em algumas de nossas postagens que não puderam ser identificados.
    Atenciosamente,
    Blog HB.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Haroldo, vou mostrar estas novas fotos para minha mãe e minha tia-avó (na verdade, 92 anos _errei a idade)para possívies identificações. Mando notícias, Atenciosamente.

    ResponderExcluir

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!