sábado, 23 de maio de 2009

A marca da Música na UFPA: do pavilhão auditivo às galáxias.


A graduação em Música da Universidade Federal do Pará construirá uma página na Internet. A necessidade de habitar o ciberespaço fez com que os professores buscassem uma identidade visual àquela licenciatura.
A Música é uma prática cultural humana que alterna silêncio e sons, portanto, amarrá-la em uma imagem não seria tarefa banal — a “mina” é inesgotável.
Onde buscar referências capazes de traduzir políticas de um grupo homogêneo que exerce o antagonismo do gosto?
A notação musical remete os doutos no assunto a épocas distintas, portanto, a valores ideológicos datados, o que denotaria predileções, jamais às conotações abertas, libertárias da imaginação.
Lançar mão de um “caco” — micro-universo — de partitura poderia incorrer em “anúncio” da preferência musical do conjunto, rotulando-o de conservador ou mesmo arcaico.
O conceito que aquele curso superior tem da Música é muito mais complexo que a expressão gráfica no pentagrama, é voltado às pesquisas e descobertas. Não se assemelha à idéia de conservatório, mas a um consentimento à “insanidade” do mundo contemporâneo — sem prescindir, claro, da memória que a História disponibiliza.
Encontramos na partitura do compositor americano George Crumb uma solução para esse aperreio, afinal, ele criara estruturas figurativas para apor suas notações.
Sair do microcosmos e dar um “pulinho” no universal pareceu-nos mais sensato, daí, “Spiral Galaxy (SIMBOL) Aquarius” tornou-se o foco da criação da marca da graduação em Música da UFPA.
O Makrokosmos 12-2 de Crumb não é uma surpresa gráfica, mas a simples associação daquela composição musical à forma espiral de uma galáxia — talvez uma moda visual inconsciente no tempo subseqüente à tomada da lua pelo homem estadunidense, um momento "lunático".
O que importa é que George Crumb, por intermédio da professora pianista Valéria Cristina Marques, acendeu as “lamparinas do juízo”, passando a ser foco dos estudos à logomarca.
Várias manchas foram feitas sobre fac-símiles da Spiral Galaxy até encontrarmos um resultado limpo e geral, passível de qualquer interpretação, plenamente desatrelado do facho inicial Crumb.
O mais elementar seria a letra “a” da palavra “audio”, presente em qualquer equipamento sonoro. A viagem segue em trajetória espiral à diversidade: pavilhão auricular, aparelho auditivo, tuba, disco, gramofone, fractal, concha acústica, caracol, galáxia, big-bang, arroba, etc.
Ou...a representação primitiva de qualquer humano que garatuje, na areia, a complexa, e ao mesmo tempo banal, figura helicoidal, que, em trajetória próxima à orelha, significa LOUCURA.
(Se alguns nela enxergarem um cu, não haverá problemas, já que o dito cujo emite sons.)
O trabalho coletivo de missão cumprida será apreciado pelos Conselheiros do curso superior de Música na segunda-feira, dia 25 de maio. Se aprovado figurará na Home Page institucional.

Partitura de George Crumb para Makrokosmos 12-2 Spiral Galaxy.


Imagem de uma galáxia.



http://www.youtube.com/watch?v=TOkvVPLh6-E


Logomarca do curso superior de Música da UFPA em algumas versões gráficas. A música de fundo, para descontração do leitor, é Age of Aquarius do Mamas and Papas (e poderia ser um baião, um xote, um carimbó, um...). "Limamos" o Crumb para o pretendido desatrelamento imagem/áudio senão aos incautos pareceria que o curso superior de Música é sectário desse compositor.

PS. (28 de maio de 2009): Esta postagem estava arquivada. Não houve a reunião aqui anunciada, contudo, por apreciação individual dos professores efetivos da graduação em Música, foi consenso adotá-la. A "marca" poderá passar por aguns ajustes técnicos gráficos, contudo, o "partido" mostrado neste post é o definitivo. Então...aguardemos a HOME PAGE DA GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UFPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!