domingo, 7 de junho de 2009

Corrigindo O LIBERAL.

O jornal paraense O LIBERAL de hoje — domingo, 07 de junho de 2009 — estampou na capa do caderno CIDADES: “Palacete Faciola vai se livrar do abandono”.
A matéria citou Haroldo Baleixe como uma das fontes consultadas, o que nos dá plena liberdade às devidas correções:
. O espaço ao qual o jornal se refere tem um único nome: CHÁCARA BEM-BOM.
O erro inicial de confundi-lo com o PALACETE FACIOLA (sito à avenida Nazaré, 166) foi da Prefeitura Municipal de Belém em placa aposta às suas míseras sobras. Ler o post: A burrice da Prefeitura Municipal de Belém.. Ecoar falsos juízos só serve à alimentação de crendices e ao tumulto das narrativas;
. O cargo de “professor de história da Universidade Federal do Pará (UFPA)” atribuído a Haroldo Baleixe não procede, seria ele professor de desenho e plástica (ou representação e expressão) daquela instituição, lotado no Laboratório de Modelos da Faculdade de
Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia. Esssa Informação é de domínio público no site do CNPq: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4771417T6; e
. “(Haroldo Baleixe) Informa que os herdeiros da casa de campo BEM-BOM ainda conseguiram manter o patrimônio até a morte da esposa de Antonio Faciola.” (SIC)
A esposa de Antonio Faciola chamava-se Servita e faleceu antes dele. O correto seria: “...até a morte da filha de Antonio Faciola (Inah Faciola).".
Esses fatos estão ilustrados em duas publicações do Blog HB: A marca chique da Livraria Maranhense. e Chácara Bem-Bom é só fachada..
As informações que possuímos desses personagens do passado da Cidade estão aqui disponíveis e para acessá-las basta "PESQUISAR BLOG" no prompt acima.
Se tal investigação fosse feita os dados não estariam truncados nem esta fonte, mencionada em O LIBERAL, correria risco de descrédito diante dos leitores familiarizados com o assunto.
Atos internáuticos de "copiar" (ou "recortar") e "colar", nesse caso, bastariam.


Imagem ampliável à leitura da matéria original e as correções dos equívocos informativos.

A Nota Mundana do jornal FOLHA DO NORTE de 01 de setembro de 1923 e a verossimilança dos pormenores. Casamento e festejos no prédio que hoje abriga o Museu da UFPA — residência, à época, do pecuarista Francisco José Cardoso; antes fora a casa do ex-governador do Pará, Augusto Montenegro, que a mandara construir em 1903. Imagem também ampliável à leitura.

Referência na WEB: http://www.ufpa.br/beiradorio/arquivo/beira63/noticias/rep1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!