segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Correio do Pará: os feitos da intendência de Belém em 1929, segundo o jornal do Partido Republicano Federal.

O que se vê acima é o convite de aniversário — 18 de novembro — do intendente de Belém, Antônio Facióla, no ano de 1929. Seria uma miniaturização da primeira página do Correio do Pará, “Propriedade e Órgão do Partido Republicano Federal” em fotografia de 11x14,5cm. A digitalização desse documento está com 5,18MB; infelizmente o Blogger o posta, ampliado, com o máximo de 514KB. Todavia um artifício poderá propiciar a curiosa leitura: clique na imagem para ampliá-la e a salve, no formato JPEG, em seu computador — o zoom do Picture Manager e os efeitos de brilho e contraste permitirão uma compreensão razoável do conjunto.
Futuramente reproduziremos o conteúdo do texto exibido nessa página do Correio do Pará que está incompleto; faltou-nos a finalização presente no verso da folha, provavelmente curta.
Se alguém se interessar pelo arquivo original, envie-nos o e-mail de contato que o responderemos com o anexo de 5,18MB.

Recorte da foto à avenida Tito Franco, às vésperas de sua inauguração, em 1929. No Correio do Pará lê-se: "Construiu uma estrada de rodagem no eixo da avenida Tito Franco, desde a praça Floriano Peixoto, completamente macadamisada. Determinou que fosse experimentado o asphalto conhecido sob a designação de 'Road Oil' para proteção e impermeabilisação da parte superficial dessa estrada." (SIC)



As fotografias de um álbum de sua filha Inah Facióla registraram o andamento das obras do intendente, justamente nas duas avenidas onde o mesmo possuia o Bem-Bom e o Palacete Faciola, ambos desapropriados pela Prefeitura Municipal de Belém e pelo Governo do Estado do Pará, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!