sábado, 3 de outubro de 2009

Antonio Facióla: um intendente esquecido pela História.


Transcrição da legenda original da foto: "A classe dos chauffeurs faz entrega ao senador Antoino Faciola de seu retrato em tamanho natural." (sic)
O alpendre, visto por trás da porta e bandeira, supõe a primeira sala da chácara Bem-Bom (térreo). 


Transcrição da legenda original da foto: "O sr. F. B. Oliveira saudando o senador Antonio Faciola em nome do alto commercio paraense." (sic)


Transcrição da legenda original da foto: "A mesa onde foram servidos frios e gelados aos membros da grande comissão do alto commercio, na residencia do Senador Antonio Faciola." (sic)


Transcrição da legenda original da foto: "Grupo de moradores do Marco da Legua que foram cumprimentar o senador Antonio Faciola e que foram recebidos por seu filho Edgar Faciola." (sic)


Foto sem identificação de local e data. Vê-se o senador à direita ao fundo.


Detalhe: os pitorescos anéis de brilhante do senador estadual e intendente municipal Antonio Faciola.


As relações entre as famílias abastadas: Inah Faciola, filha de Antonio, fora Chermont, em cerimônia de grande pompa. Desquitada, casou-se no Uruguai com Narciso Braga.
A inscrição no verso da fotografia, tirada no cemitério de Santa Izabel por ocasição da celebração do decênio de morte de um filho de alguém conhecido (que não identificamos pela caligrafia) onde o intendente se fez presente, está em francês, datada de 02 de dezembro de 1929 e enviada a Paris, onde Inah se encontrava.

Imagens ampliáveis!

Postscriptum:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!