sábado, 3 de outubro de 2009

Escola de Agronomia e Medicina Veterinária do Pará: 1930.


Interior da Escola.


Interior da Escola.


Dentro dos limites do terreno da Escola: cultivo de mudas.


Inscrição comum ao verso das fotografias.



Escola de Agronomia e Medicina Veterinária do Pará sem precisão de data, provavelmente anterior às outras imagens.
O prédio fora demolido no final da década de 1960 já como colégio Visconde de Souza Franco.
Enquanto a nova edificação era erigida a antiga ia ao chão: um artifício encontrado para que os alunos não ficassem sem aulas, já que no período da Ditadura Militar ninguém se insurgiria em defesa da preservação do passado em detrimento ao apregoado "progresso". Memória é uma coisa recente em Belém do Pará.    
No terreno; quarteirão demarcado pela avenida Almirante Barroso, travessas Timbó e Vileta (no sentido da foto: São Brás) e a avenida 1º de Dezembro; hoje se vê o modernoso Souza Franco à frente e a Escola Superior de Educação Física aos fundos.
Esta informação foi confirmada pelo professor José Maria Filardo Bassalo, que acrescentou: "Também lá funcionou a Escola de Agrimensura do Pará".
Segundo o professor Bassalo houve adaptações para transformar-se em colégio, dentre elas a construção de um complexo desportivo.
O quintal do Souza Franco, arborizado por castanheiras, tinha sua própria pista de atletismo; depois, entre o final dos anos 1960 e início de 1970, a Escola Superior de Educação Física apropiou-se da totalidade do bucólico terreno; fomos testemunhas oculares dessa nefasta transmutação do cenário urbano.

Fotos ampliáveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!