terça-feira, 13 de outubro de 2009

A Moto-romaria de Nazaré 2009 e a truculência da PM.

A Polícia Militar do Estado do Pará deu mais um exemplo de ignorância e insensatez:
No sábado, dia 10 de outubro, uma picape da PM tentou invadir a concentração da tradicional Moto-romaria de Nazaré na confluência das avenidas Assis de Vasconcelos e Marechal Hermes.
Com sirene e alerta luminoso ligados o grupo de policiais forçou uma passagem impossível entre as milhares de motocicletas estacionadas à espera do final do Cívio Fluvial com a chegada de Nossa Senhora de Nazaré à “escadinha” defronte à praça Pedro Teixeira.
É óbvio que ninguém deu atenção aos energúmenos fardados, o que os irritou ao ponto do motorista da viatura colidir deliberadamente com a moto de uma senhora para forçar a incoerente intrusão em um ato religioso.
A motocicleta foi ao chão, quebrou o cárter e o óleo vazou – fim da procissão para a piloto e o garupeiro.
A indignação popular foi imediata diante da barbaridade: latinhas de cerveja e garrafinhas d’água foram atiradas nos samangos que pediram penico à ROTAM.
A tal Ronda Ostensiva Tática Metropolitana boçalizou  ainda mais exibindo armas de calibre pesado insultando e ameaçando prender os moto-romeiros indignados com o abuso de poder.
A tropa percebendo que a situação estava fora de controle e à beira de uma tragédia, bateu em retirada engatando marcha à ré.
A contragosto a PM levou consigo a moto avariada e o inconsolável casal.
O tiro saiu pela culatra: humilharam a multidão e escafederam-se sob um coral de centenas de vaias.
A Polícia Militar desviou sua função de ordenar o cortejo para fazer tolices ao longo de todo o percurso: atrapalhou a vida de motociclistas e espectadores, confundindo-os com uma corja, à sua semelhança.
Não foi raro observar guardas femininas tomando chaves de quem as fitasse.
Pareceu-nos algo orquestrado: uma demonstração de ódio à população pelos baixos soldos.
A Moto-romaria é uma das procissões que antecedem o Círio de Nazaré, todavia, sua desorganização é imensurável: o poder instituído não dá garantia alguma ao fluxo contínuo nas avenidas Presidente Vargas, Serzedelo Corrêa, Gentil Bittencourt, Alcindo Cacela e Magalhães Barata – trajeto relativamente curto; de 2,6km; que poderia ser tranquilo e ligeiro.
A Diretoria da Festa de Nazaré em nada ajuda a algazarra que acontece desde 1990: no meio da procissão a Santa foi recolhida ao colégio Gentil Bittencourt, frustrando os moto-fiéis que viram apenas alguns debiloides a fotografá-los de cima do palanque onde deveriam estar o arcebispo metropolitano, ou qualquer outro sacerdote, e a imagem de Nossa Senhora de Nazaré Peregrina, propósito único da manifestação da fé motorizada.
Todo o episódio aqui narrado foi registrado por diversos equipamentos de captura de imagens e vídeos, contudo, nada encontramos no Youtube ou outro site para ilustrar esta postagem.
Um motociclista fez uma filmagem longa e geral dizendo que tentaria vendê-la à RBA (Rede Brasil Amazônia de Televisão Ltda.), também não a encontramos na Web.
Como estávamos "despreparados" sobrou-nos um único e péssimo instantâneo a partir de ordinário celular.
Se alguém possuir informações sobre esse material, por gentileza, repasse-nos o link ou envie-nos por e-mail que aqui o publicaremos!

Imagem do momento em que a moto estava no chão: os policiais chamam a ROTAM por celelulares para acudi-los depois da confusão por eles próprios provocada. 
Dai essa viatura não foi além, voltou de ré.

Imagem de localização do Google Earth simulando, no pontilhado em vermelho, o impraticável trajeto que a viatura da Polícia Militar intencionava percorrer, frustrado pela retidão dos moto-romeiros.
Ambulâncias e Bombeiros passariam com folga e aclamação, POLÍCIA, em hipótese alguma,  já que deveria posicionar-se desde cedo e ordenar o caos que ela alimenta com propriedade "intelectual"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!