terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dicionário gratuito na Internet:


Se você precisa de um dicionário confiável, que, inclusive, pronucie aquelas palavrinhas "duvidosas" do nosso complexo idioma; eis uma solução "de gratis" na Internet: o AULETE DIGITAL.
Não é tão de graça porque carrega consigo algumas propagandas privadas e publicidade pública; mas, é bem melhor que uma "injeção na testa".
Faça o download do AULETE aqui e o mantenha aberto enquanto escreve conectado à WEB.
A vantagem do DICIONÁRIO CONTEMPORÂNEO DA LÍNGUA PORTUGUESA está na aplicação das novas regras do ACORDO ORTOGRÁFICO que poderá ser acessado em qualquer momento na página de consulta que deve ficar de standby no computador.
Você pode contribuir enviando verbetes novos ou ampliando a significação de palavras que nele existam.
Qualquer atitude que não meta a mão no bolso do brasileiro será sempre BEM VINDA!

Sobre o PROJETO CALDAS AULETE:
"O Projeto Caldas Aulete desenvolvido pela Lexikon traz duas grandes inovações: a recriação de um dos mais tradicionais e respeitados registros da língua portuguesa e a reinvenção do próprio conceito de dicionário. Originalmente editado no fim do século XIX, o Caldas Aulete é até hoje um dos mais preciosos bancos de dados da língua portuguesa. A Lexikon Editora Digital está trabalhando para atualizar o conteúdo da obra, que teve sua última edição no Brasil na década de 80. Atualizar o Caldas Aulete significa dar vida nova a uma obra reconhecida por especialistas como um dicionário fundamental, incorporando as mais recentes acepções e os mais modernos conceitos de funcionalidade e praticidade que uma obra de consulta deve ter. É, enfim, reinventar o dicionário. Em 2004 começamos a mostrar os primeiros resultados desse trabalho, com o lançamento da versão míni do Dicionário Caldas Aulete, que logo foi considerado um dos melhores se não o melhor dos minidicionários da língua portuguesa, conforme o testemunho por escrito de seus usuários, dos especialistas em língua portuguesa e do Ministério da Educação que adquiriu centenas de milhares de exemplares para distribuir em salas de aula de ensino fundamental nas escolas públicas. Mas a Lexikon Editora Digital, que sempre inovou no campo dos dicionários, quer mais. Quer mudar o conceito de dicionário. O novo Caldas Aulete não nasceu para ser apenas um livro na estante. Foi criado para interagir com os usuários da língua, para compartilhar e democratizar o conhecimento. Nasceu para ser uma obra aberta, viva, mudando e crescendo junto com a língua, e com isso tornar-se o maior banco de dados do idioma. À tradição do nome Caldas Aulete foi somada a tecnologia dos nossos tempos para levar o dicionário à rede mundial de computadores. O primeiro passo foi dado no final de 2006. Além da versão míni disponível nas livrarias, o Caldas Aulete chega à internet em sua primeira versão, para cuja correção e ampliação todos os usuários da língua portuguesa vão poder colaborar. O Caldas Aulete poderá ser instalado nos computadores de todos os usuários da internet. Um dicionário on-line, que oferecerá o maior banco de dados da língua portuguesa, permanentemente atualizado." Lexikon (http://www.auletedigital.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!