quarta-feira, 10 de março de 2010

Triumph des Willens e Olympia, de Leni Riefenstahl — completos:


Aguarde o carregamento pois estes clássicos da propaganda cinematográfica têm quase 2 horas de duração — cada um.

"Triumph des Willens, ou O triunfo da vontade (pt), ou Triunfo da vontade (br), é um filme de propaganda política da cineasta alemã Leni Riefenstahl*, documentando o Congresso do Partido Nazista de 1934 em Nuremberg. É um dos filmes de propaganda política mais conhecidos na história do cinema, com grande reconhecimento das técnicas utilizadas por Riefenstahl, que depois passaram a influenciar filmes, documentários e comerciais.
O filme mostra muitos membros do Partido Nazista assim como soldados marchando ao som de música clássica, cantando, jogando e cozinhando; também inclui trechos sonoros de discursos dados por vários conselheiros para Adolf Hitler, e porções de discursos do próprio Hitler. O filme tenta mostrar como os alemães mostravam sua lealdade a pessoa de Hitler.
Por este filme Riefenstahl recebeu uma medalha de ouro na Feira Mundial de Paris em 1937, também recebeu premiações nos Estados Unidos e Suécia. O filme está banido na Alemanha." (Wikipédia)

"Olympia 1. Teil - Fest der Völker, Ídolos do estádio - 1ª parte (pt) ou simplesmente Olympia (br), é um filme de propaganda de 1938 de Leni Riefenstahl documentando os Jogos Olímpicos de Verão de 1936. Muitas técnicas avançadas de cinema foram usadas, que mais tarde tornariam-se os padrões industriais mas que eram fenomenais na época, como ângulos incomuns de câmera, técnicas de edição avançadas, close-ups extremos entre outras coisas. As técnicas usadas são quase universalmente admiradas, mas o filme é controvérsio devido ao seu conteúdo político. Há muita discussão se este filme deve ser considerado um filme de propaganda política para o Partido Nazista, como o seu O Triunfo da Vontade, que inquestionavelmente é. Apesar de todo Jogos Olímpicos de Verão em Berlim de 1936 serem chamados de "Olímpiada de Hitler" e ser inquestionvalmente dirigido aos feitos do Terceiro Reich, o que por si só já daria um bom filme de propaganda política, os defensores de Riefenstahl lembram da aproximação que faz ao filmar o rosto de Hitler diante da vitória de Jesse Owens, um afro-americano, ganhando uma medalha de ouro, diferenciando-se da doutrina de supremacia racial nazista. Outros vencedores não-arianos são mostrados também. Se não fosse pela bem-documentada conexão a Hitler e outras figuras nazistas durante o filme, provavelmente haveria muito menos controvérsia em torno deste filme." (Wikipédia)

*Helene Bertha Amalie "Leni" Riefenstahl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver problemas, mande um e-mail para haroldobaleixe@gmail.com que seu comentário será publicado no Blog HB. Obrigado!